O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) registrou uma queda de 1,65% em julho, em comparação a uma redução de 0,97% em junho, conforme dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O recuo de 2,42% no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-10) foi um dos principais fatores para essa diminuição, com destaque para a queda acentuada no preço do café em grão.
De acordo com Matheus Dias, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, todas as etapas de processamento do IPA apresentaram quedas significativas em julho. O grupo de Bens Finais, por exemplo, passou de uma leve redução de 0,01% em junho para uma queda de 0,9% no mês seguinte. Já o grupo de Bens Intermediários viu sua taxa negativa aumentar de 0,87% para 1,29%.
Além disso, o segmento das Matérias-Primas Brutas também apresentou uma queda expressiva, passando de um recuo de 2,98% em junho para uma retração de 4,21% em julho. O IGP-10 acumulou uma elevação de 3,42% nos últimos 12 meses, refletindo a volatilidade dos preços no mercado nacional.