O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) divulgou nesta sexta-feira (4) o Boletim da Balneabilidade das Praias do Rio Grande do Norte, que aponta quatro trechos de praias e rios na região metropolitana de Natal como impróprios para banho neste fim de semana. A análise foi realizada em 33 locais, dos quais 29 estão liberados para os banhistas.
Os pontos identificados como impróprios incluem a Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta; o Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim; o Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), também em Parnamirim; e a praia de Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal. Esses locais já haviam sido considerados impróprios na avaliação anterior.
A classificação é baseada na quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas amostras de água coletadas semanalmente. Segundo o Idema, se dois ou mais resultados consecutivos apresentarem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, o trecho é classificado como impróprio. Além disso, um único resultado com mais de 2.500 coliformes fecais também resulta na mesma classificação.
O estudo é realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), como parte do Programa Água Azul, que visa monitorar a qualidade da água nas áreas de lazer da região.