No último domingo (13), quatro pinguins-de-magalhães foram encontrados mortos na Praia do Dentinho, localizada em Praia Seca, no distrito de Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Os corpos dos animais foram resgatados pela equipe técnica do Instituto BW e encaminhados para a unidade veterinária da instituição, onde passarão por necropsia. O laudo sobre a causa das mortes ainda está em elaboração.
De acordo com o Instituto BW, entre sábado (12) e segunda-feira (14), aproximadamente 30 pinguins foram avistados na faixa litorânea que abrange os municípios de Saquarema, Araruama e Arraial do Cabo. A coordenadora de veterinária e vice-presidente do Instituto, Paula Baldassin, destacou que a presença desses animais é mais frequente entre março e setembro, período migratório em que os pinguins deixam a Patagônia, na Argentina e no Chile, em busca de alimento e águas mais quentes.
Baldassin alertou que muitos pinguins que chegam ao Brasil durante o inverno apresentam condições de saúde debilitadas, como desidratação, hipotermia e lesões traumáticas. Ela enfatizou a importância de acionar os órgãos responsáveis ao encontrar um animal, vivo ou morto, nas praias, recomendando que as pessoas mantenham distância e não tentem devolver os animais ao mar. O contato com o Instituto BW pode ser feito pelo telefone 0800 991 4800.