Quatro novos podcasts focados em ciência foram lançados recentemente nas principais plataformas de streaming, com o apoio do Instituto Serrapilheira. As produções abordam temas relevantes como a menopausa, a agroecologia, a história do Haiti e questões sociais contemporâneas. O objetivo é promover o método científico e diversificar a divulgação científica no Brasil.
Esses podcasts foram selecionados no terceiro edital do Instituto Serrapilheira, que prioriza projetos liderados por pessoas negras, como parte de uma estratégia para valorizar a diversidade na ciência e na comunicação. Entre os programas disponíveis, destacam-se 'Narrando Utopias', que explora a agroecologia; 'O Haiti é, também, aqui', que narra a história do povo haitiano; e 'Sem regras: menopausa sem tabus', que busca desmistificar a menopausa.
Além desses, o podcast 'Mexericos na Maré' traz uma série especial sobre o desenvolvimento científico no Pará, que sediará a COP30. Outros quatro podcasts estão programados para estrear entre julho e setembro, abordando temas como violência estatal e a percepção sensorial do mundo, ampliando ainda mais o leque de discussões científicas e sociais no Brasil.