Nesta sexta-feira (25), quatro delicatessens situadas em bairros nobres de Salvador foram autuadas pela Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) por comercializarem produtos fora do prazo de validade. As vistorias ocorreram em estabelecimentos localizados na Federação, Ondina, Graça e Corredor da Vitória, após denúncias anônimas.
O delegado Thiago Costa, responsável pela operação, destacou que em uma das lojas foram encontradas etiquetas com datas novas coladas sobre as originais, indicando tentativa de fraude. "Nosso objetivo é proteger a saúde dos consumidores e a ordem econômica", afirmou Costa, ressaltando a gravidade da situação ao encontrar, por exemplo, mais de 15 caixas de leite e um presunto inteiro com mais de 15 dias de validade expirada.
A operação contou com o apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT), do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO) e do Procon. A Polícia Civil anunciou que novas vistorias serão realizadas em outros bairros nos próximos dias, e os proprietários dos estabelecimentos autuados poderão enfrentar penas de 1 a 5 anos de prisão por comercialização de produtos impróprios para consumo.
Os consumidores são orientados a verificar a integridade das embalagens, a exposição adequada dos produtos e o prazo de validade. Caso encontrem irregularidades, podem registrar boletins de ocorrência na Decon.