A Quadrilha Fogo de Palha foi coroada campeã da 46ª edição do Arraial de Belô, realizada entre os dias 11 e 20 de julho em Belo Horizonte. O resultado foi anunciado na terça-feira (22) durante a apuração no coreto do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, onde a agremiação conquistou o prêmio de R$ 17,5 mil, alcançando 149,9 pontos, apenas 0,1 ponto abaixo da pontuação máxima.
O tema da apresentação da Fogo de Palha foi uma adaptação da história de 'Cinderela' para o contexto das festas juninas. Originária do bairro Alto Vera Cruz, na Região Leste da capital, a quadrilha empatou em pontos com a segunda colocada, Quadrilha Pipoca Doce, que levou para casa R$ 15,3 mil com o tema 'Arraial da Luz', inspirado nos mistérios de São Tomé das Letras.
O critério de desempate foi a coreografia, além de outros quatro quesitos avaliados por 20 jurados: conjunto, caracterização, marcador e casal de noivos. O terceiro lugar foi conquistado pela Quadrilha Feijão Queimado, seguida pela Quadrilha Pé Rachado e Quadrilha Arriba a Saia, que completaram o pódio.
As quadrilhas Tradição Mineira, Luar do Sertão, Milho Verde e Renascer Junino, que obtiveram as menores pontuações, farão parte do Grupo de Acesso na próxima edição do evento. O Arraial de Belô, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, atraiu um público estimado de 80 mil pessoas ao longo das festividades.