O Partido dos Trabalhadores (PT) se manifestou em suas redes sociais nesta segunda-feira, 14 de julho de 2025, em resposta à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A legenda afirma que a 'extrema-direita' no Brasil ignorou a situação, enquanto critica a postura de adversários políticos que atacam o governo Lula quando este defende os interesses do país.
A publicação do PT, que incluiu uma arte com a bandeira do Brasil e a frase 'Respeita o Brasil', ressalta a importância da defesa dos trabalhadores. A campanha, intitulada 'Defenda o Brasil', foi lançada na sexta-feira, 11 de julho, e visa mobilizar a militância contra as tarifas anunciadas por Trump, que entrarão em vigor em agosto.
A assessoria do partido destacou que as peças publicitárias da campanha enfatizam a união do povo e das instituições como essenciais para proteger a soberania nacional. A identidade visual da campanha segue a mesma linha dos materiais produzidos pelo governo federal, que utilizará a palavra 'soberania' como um dos pilares de comunicação em relação ao aumento das tarifas.