A partir desta segunda-feira (14), estão abertas as inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), que visa selecionar professores para a educação básica nas redes públicas de ensino do Brasil. A prova será aplicada em 26 de outubro e é destinada a estudantes em fase final de cursos de licenciatura e demais interessados em concursos públicos. As inscrições podem ser feitas até 25 de julho, exclusivamente pelo Sistema PND.
O valor da inscrição é de R$ 85, com isenção para candidatos de baixa renda e concluintes do Enade das licenciaturas, que participarão automaticamente da prova. A PND não substituirá os concursos públicos, mas funcionará como uma alternativa para a captação de profissionais qualificados, permitindo que docentes se candidatem a vagas em diferentes regiões do país.
A avaliação terá duração de 5h30 e será composta por questões de formação geral docente e específicas de cada área de licenciatura. O Ministério da Educação (MEC) informou que 22 unidades da Federação e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, já aderiram à PND para a seleção de docentes. A prova avaliará conteúdos pedagógicos e conhecimentos específicos, com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino no Brasil.