Neste domingo, 13 de julho de 2025, manifestantes se mobilizaram em diversas cidades do Brasil contra o Projeto de Lei 2.159/2021, que propõe mudanças significativas no licenciamento ambiental. A votação do PL está prevista para esta semana na Câmara dos Deputados, antes do recesso parlamentar.
Em São Paulo, ativistas estenderam uma faixa de 100 metros na Avenida Paulista com a mensagem "Não ao PL da Devastação", enquanto pintavam o tecido com frases em defesa da proteção ambiental. Em Brasília, organizações da sociedade civil também se reuniram no Eixão Norte, tradicionalmente reservado para atividades de lazer aos domingos, levando faixas e cartazes que expressavam suas preocupações.
O projeto em questão isenta empreendimentos militares e de pecuária de pequeno porte do licenciamento ambiental, além de criar a Licença Ambiental Única, que unifica as autorizações necessárias para a construção e operação de empreendimentos. O PL também prevê a dispensa de licenciamento para atividades de baixo impacto e a regularização de negócios que operam sem licença ambiental, o que tem gerado controvérsias entre ambientalistas e setores da sociedade civil.