Um protesto realizado no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (16), exigiu a taxação de bilionários, bancos e casas de apostas. O evento ocorreu em meio à divulgação de uma pesquisa da Quaest, que revelou que 53% dos brasileiros desaprovam discursos que polarizam ricos e pobres. A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, entrevistou 2.004 pessoas entre 10 e 14 de julho, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Os dados também indicam que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu para 53%, enquanto a aprovação subiu para 43%. A pesquisa mostrou uma melhora na avaliação do governo entre os entrevistados do Sudeste e aqueles com ensino superior completo. Além disso, 72% dos brasileiros consideram errada a imposição de tarifas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, aos produtos brasileiros.
Quando questionados sobre a agenda de justiça tributária do governo, 56% dos entrevistados afirmaram não ter conhecimento sobre o tema. No entanto, 63% apoiam o aumento de impostos para os mais ricos, com 60% a favor de elevar a taxa de Imposto de Renda para essa faixa da população. O protesto no Shopping Leblon reflete um crescente clamor por justiça fiscal e equidade social no Brasil.