O projeto 'Tour Brasília Negra', idealizado pela guia de turismo Bianca D'Aya, de 36 anos, oferece passeios guiados que exploram a rica história dos afrodescendentes em Brasília. Com duração média de quatro horas, os roteiros incluem locais emblemáticos como a Praça Zumbi dos Palmares e o Museu Vivo da Memória Candanga. Os passeios são realizados em diferentes tipos de transporte, adaptando-se ao tamanho do grupo e às necessidades dos participantes.
Bianca D'Aya, ex-aluna da Universidade de Brasília (UnB) e autora do 'Guia Afetivo Negro', busca promover a valorização da cultura afro-brasileira através de um mapeamento de estabelecimentos e empreendedores negros. O projeto também visa envolver escolas, ampliando o ensino sobre a história e cultura afro-brasileira, conforme previsto na Lei 10.369.
A partir de 2025, escolas particulares terão a oportunidade de participar dos passeios, proporcionando aos alunos uma imersão mais profunda na história. Para agendar um tour ou obter mais informações, os interessados podem acessar o site Me Leva Cerrado e acompanhar as redes sociais do projeto.