O Programa Seguir em Frente, lançado pela Prefeitura do Rio em 2023, tem promovido mudanças significativas na vida de pessoas em situação de rua na Zona Norte da cidade. Entre os beneficiados, José Robson Barbosa, de 33 anos, e Reinaldo Severiano, de 62 anos, encontraram na horta comunitária do antigo Hospital Nossa Senhora das Dores uma oportunidade de recomeço. Robson, que passou cinco anos dormindo nas ruas, agora cuida da horta diariamente às 5h da manhã, cultivando esperança e alimentos como tomates e abobrinhas.
Reinaldo, que também viveu nas ruas por mais de duas décadas, se juntou ao programa e, após se recuperar do vício em drogas, voltou a estudar e conseguiu um emprego formal. Ele agora trabalha como auxiliar de serviços gerais e cuida do jardim do Centro Municipal de Saúde Madre Tereza de Calcutá. Ambos os homens destacam a importância do apoio recebido e a determinação em não retornar à vida nas ruas.
O Programa Seguir em Frente, que inclui acolhimento, atendimento de saúde e capacitação, já atendeu quase 5 mil pessoas desde seu lançamento. O projeto visa não apenas a reintegração social, mas também a promoção de uma vida digna e produtiva para aqueles que enfrentam a vulnerabilidade social no Rio de Janeiro.