Uma parceria entre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) lançou o programa 'Impulso Amazônia', voltado para startups e empresas com foco em soluções sustentáveis na região Norte do Brasil. O programa oferece uma jornada de aceleração de cinco meses, com 17 workshops, mentorias mensais e suporte de um conselho multidisciplinar de especialistas.
O 'Impulso Amazônia' destaca-se pela integração com os laboratórios do PCT Guamá, que fornecem suporte técnico-científico para o desenvolvimento de produtos e serviços. Segundo João Weyl, diretor-presidente da Fundação Guamá, o programa simboliza um marco para fortalecer a inovação com identidade amazônica, buscando gerar movimento e alavancar soluções para a região.
Localizado às margens do Rio Guamá, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico da região Norte, abrigando mais de 30 empresas residentes e promovendo a conexão entre universidades e o setor produtivo. Deivison Barbosa, diretor científico da Fapespa, ressalta que o 'Impulso Amazônia' amplia as oportunidades para empresas inovadoras crescerem de forma responsável, atuando como uma ponte entre ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
As inscrições para o programa estão previstas para abrir em agosto de 2025, oferecendo às empresas selecionadas acesso a uma rede qualificada de mentores e serviços, fortalecendo o ecossistema de inovação da Amazônia e promovendo negócios que conciliam tecnologia e preservação ambiental.