Mais da metade dos municípios de Santa Catarina já aderiram ao Programa Casa Catarina, que entra na sua terceira etapa na próxima semana. No dia 9 de julho, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) realizará uma reunião on-line com prefeitos de cidades com população entre 20.001 e 50 mil habitantes para detalhar o programa. A adesão deve ser concluída até o dia 18 de julho.
O Programa Casa Catarina visa facilitar o acesso à moradia e regularização fundiária, com um investimento total de R$ 466 milhões do Governo do Estado. A secretária da SAS, Adeliana Dal Pont, destacou que os prefeitos receberão todos os documentos necessários para iniciar o processo de licitação para a construção das casas, que têm um custo de R$ 114 mil cada. Para isso, os municípios devem oferecer terrenos e infraestrutura adequados.
Na primeira etapa, 162 municípios com até 10 mil habitantes puderam aderir, dos quais 106 se habilitaram. Na segunda fase, 61 cidades com população entre 10 e 20 mil habitantes participaram, com 44 adesões. Agora, na terceira etapa, 40 municípios estão aptos a se beneficiar do programa. As famílias interessadas em receber as casas devem se inscrever diretamente com os municípios, seguindo critérios específicos de seleção e prazos definidos em editais locais.