O Programa Casa Catarina, o maior programa habitacional de Santa Catarina, foi ampliado para atender as cidades com mais de 50 mil habitantes. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) realizou uma reunião online nesta quinta-feira, 17, com prefeitos de 32 municípios que têm até o dia 23 de julho para manifestar interesse na adesão ao programa, que contará com um investimento total de R$ 466 milhões.
Entre as cidades contempladas estão grandes centros urbanos como Florianópolis, São José e Joinville, com cada município podendo receber até 43 casas, totalizando 1.376 residências destinadas a famílias de baixa renda. A secretária da SAS, Adeliana Dal Pont, destacou que a ampliação do programa foi uma resposta ao aumento da demanda por moradia no estado.
Os prefeitos que aderirem ao programa receberão toda a documentação necessária para iniciar imediatamente o processo de licitação para a construção das casas, que têm um valor estimado de R$ 114 mil cada. Para isso, os municípios devem oferecer terrenos e infraestrutura adequados.
As famílias interessadas em participar do programa devem se inscrever diretamente com os municípios, atendendo a critérios como renda bruta mensal de até dois salários mínimos e a não posse de imóvel próprio. A seleção das famílias será feita pelos municípios, com a lista final publicada no Diário Oficial, garantindo transparência no processo.