Uma professora de artesanato do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS) de Araçatuba, Edna Pereira, iniciou um projeto de alfabetização para um adolescente de 16 anos que não sabia ler nem escrever. A iniciativa começou em maio, após Edna descobrir a situação do jovem, que havia abandonado a escola devido ao bullying. Com o apoio de colegas e materiais didáticos, ela se ofereceu para ajudá-lo a superar essa dificuldade.
O adolescente, que prefere permanecer anônimo, relatou que as experiências negativas na escola afetaram sua autoestima. "As crianças me zoavam muito, falavam que eu nunca ia conseguir nada, me chamavam de burro. Agora eu quero mostrar que sou capaz de aprender", afirmou. Desde o início das aulas, ele tem demonstrado avanços significativos, não apenas em suas habilidades de leitura e escrita, mas também em sua confiança pessoal.
O psicólogo Welder da Silva Gonçalves, que acompanha o jovem no CAPS, destacou a importância do trabalho realizado por Edna. "Ele tinha receio, medo de ser julgado por não saber ler e escrever. Mas agora, percebemos o resgate da autoestima e da autonomia. É fundamental olhar para a potencialidade do indivíduo", afirmou.
Edna expressou sua gratidão pela oportunidade de ajudar o adolescente, ressaltando que o aprendizado vai além das palavras. O jovem, por sua vez, já traçou novos objetivos, como tirar a carteira de motorista e adquirir um veículo. "Se Deus quiser, eu vou conseguir", concluiu ele, reafirmando sua determinação em mudar sua realidade.