Marcos Dantas, professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pediu desculpas nesta terça-feira (8) após um comentário controverso em redes sociais que envolveu a filha do empresário Roberto Justus. A postagem gerou indignação na família Justus, que afirmou ter recebido ameaças. Dantas afirmou que sua fala, que incluía a expressão 'só a guilhotina', foi uma ironia histórica e não uma ameaça.
O comentário do professor foi uma resposta a uma foto da família Justus, onde a filha Vicky, de 5 anos, aparece segurando uma bolsa avaliada em R$ 14 mil. Dantas alegou que a frase foi uma metáfora relacionada à Revolução Francesa e à desigualdade social, e não tinha intenção de incitar violência. A UFRJ já havia repudiado a atitude do professor antes de seu pedido de desculpas.
Em sua defesa, Dantas enfatizou que não conhece Roberto Justus ou sua família e que nunca teve a intenção de ameaçá-los. Ele expressou seu arrependimento caso seu comentário tenha causado preocupações à família. Por outro lado, Justus e sua esposa, Ana Paula Siebert, manifestaram indignação e afirmaram que buscarão a Justiça para se defender de instigações de ódio e violência nas redes sociais.