Uma pesquisa da Emater Goiás revelou que 90% dos produtores rurais atendidos pelo programa Agro é Social relataram aumento na renda familiar em 2024. O levantamento, que ouviu quase duas mil pessoas que participaram de cursos de capacitação e receberam o Crédito Social, mostra a eficácia do programa voltado para agricultores que desejam expandir seus negócios.
Os dados indicam que 83% dos entrevistados conseguiram implementar projetos agrícolas com o suporte técnico da Emater, e 82% afirmam que suas iniciativas resultaram em aumento na produção e na renda. Mais de 60% dos produtores começaram a vender em feiras e mercados locais, contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo rural e para a economia das comunidades.
O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, destacou a importância do crédito aliado à assistência técnica, afirmando que a meta para 2025 é beneficiar 9 mil produtores com um investimento de R$ 45 milhões do Governo de Goiás. O programa, que capacitou 5.855 produtores em 121 municípios em 2024, já entregou 4.612 cartões do Crédito Social, com valores de até R$ 5 mil cada, para impulsionar novos empreendimentos no campo.
O Agro é Social, iniciativa do Governo de Goiás em parceria com a Seapa e o Goiás Social, oferece capacitação em diversas áreas, como Avicultura e Horticultura, e visa fomentar o empreendedorismo rural, garantindo a geração de renda e a permanência das famílias no campo.