Dezenas de produtores de sorvete nos Estados Unidos, que representam mais de 90% do mercado, anunciaram a intenção de eliminar corantes artificiais de seus produtos até 2028. A informação foi divulgada pela Associação Internacional de Alimentos Lácteos (IDFA) nesta segunda-feira, 14 de outubro. A medida ocorre em resposta a declarações do secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr., que em abril indicou que o país pretende gradualmente eliminar muitos corantes sintéticos do suprimento alimentar.
Entre as empresas que se comprometem com a mudança estão grandes nomes da indústria alimentícia, como General Mills, Kraft Heinz, J.M. Smucker, Hershey e Nestlé USA. As 40 empresas de sorvete se comprometerão a remover corantes como Vermelho 3, Vermelho 40, Verde 3, Azul 1, Azul 2, Amarelo 5 e Amarelo 6 de seus produtos de varejo, com exceção dos itens não lácteos.
O IDFA anunciou que formalizará o plano em um evento na sede do Departamento de Agricultura dos EUA, onde estarão presentes Kennedy, o comissário da FDA, Marty Makary, e a secretária de Agricultura, Brooke Rollins. Embora a associação afirme que os corantes artificiais são seguros, a decisão dos fabricantes visa evitar possíveis interrupções nas vendas, especialmente em decorrência de iniciativas estaduais que buscam eliminar corantes dos alimentos escolares e a recente proibição na Virgínia Ocidental.