A produção agrícola brasileira para 2025 deve atingir um recorde de 333,3 milhões de toneladas, conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de junho, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa de uma safra melhor de milho e café contribuiu para o aumento da projeção, que representa um crescimento de 40,6 milhões de toneladas, ou 13,9%, em relação ao desempenho de 2024.
O levantamento aponta aumentos significativos nas estimativas de produção de diversas culturas, incluindo cevada (30,3%), café canephora (10,8%) e milho da 1ª e 2ª safras, que tiveram acréscimos de 0,6% e 0,4%, respectivamente. Por outro lado, as projeções para feijão 2ª safra, trigo e feijão 1ª safra foram revisadas para baixo, refletindo uma diminuição nas estimativas de produção.
Carlos Barradas, gerente do levantamento do IBGE, destacou que o crescimento da safra é resultado do aumento da área plantada e da produtividade das principais culturas. Ele também observou que, com exceção do Rio Grande do Sul, as condições climáticas no segundo semestre de 2024 e durante 2025 favoreceram as lavouras nas principais regiões produtoras do país. A alta de 0,2% na estimativa em relação ao levantamento anterior representa um acréscimo de 698,6 mil toneladas, reforçando a tendência positiva para a agricultura brasileira.