Priscila Sakalem foi nomeada nova secretária de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, após a exoneração de Washington Reis, em meio a uma disputa política entre o governador Cláudio Castro e o deputado Rodrigo Bacellar. A nova secretária, que já atuava como chefe da assessoria do Gabinete do governador desde 2020, tem como principais objetivos a redução da tarifa do metrô, a integração com o sistema municipal de transportes Já É e a implementação da bilhetagem eletrônica.
Em entrevista ao RJ1, Sakalem destacou que está realizando estudos técnicos para avaliar a viabilidade da redução da tarifa do metrô, que atualmente é de R$ 4,90. "É preciso garantir a responsabilidade fiscal e operacional antes de qualquer decisão", afirmou. O compromisso com esses estudos foi reafirmado pelo governador Cláudio Castro.
Além disso, a nova secretária garantiu que o bilhete único continuará a ser válido, enquanto as conversas com o município do Rio avançam para assegurar a integração entre os diversos modais de transporte, incluindo metrô, trens e ônibus intermunicipais. Sakalem também confirmou a licitação das 1.100 linhas intermunicipais do estado, prevista para o segundo semestre, uma iniciativa que promete transformar o sistema de transporte na região metropolitana.