O primeiro-ministro da China, Li Qiang, se reuniu nesta terça-feira (data) com representantes de empresas chinesas que atuam no Brasil, onde enfatizou a importância do país como um ponto estratégico para a expansão das marcas chinesas na América Latina. Durante o encontro, Qiang descreveu o cenário econômico internacional como "desafiador" e anunciou que o governo chinês desenvolverá planos para fortalecer a presença de suas multinacionais no exterior.
O premiê elogiou o crescimento das empresas chinesas no Brasil e ressaltou a necessidade de aprofundar a atuação no mercado local. "Devemos cultivar profundamente o mercado local, oferecer aos consumidores produtos e serviços mais populares e usar o Brasil como plataforma para expandir o mercado latino-americano em geral, buscando um maior desenvolvimento", afirmou Li Qiang.
Qiang também abordou o aumento do protecionismo global, que, segundo ele, tem dificultado o comércio internacional. Embora tenha mencionado as barreiras comerciais, o primeiro-ministro não se referiu diretamente aos Estados Unidos, que têm adotado medidas restritivas contra outros países. Além disso, a China enfrenta desafios na sua relação comercial com a União Europeia, que recentemente limitou a participação de empresas chinesas em licitações públicas acima de 5 milhões de euros.