Uma onça-preta, também conhecida como onça-pintada melânica (Panthera onca), foi registrada pela primeira vez na Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante, Goiás. As imagens inéditas foram capturadas entre março e maio de 2023, utilizando armadilhas fotográficas. Essa mutação genética, que resulta em pelagem mais escura, ocorre em apenas 10% da população de onças-pintadas e é um sinal positivo para a conservação da espécie, considerada 'vulnerável' pelo Ministério do Meio Ambiente.
De acordo com o biólogo Roberto Fusco, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), a presença da onça-preta indica a saúde do ecossistema local. "Proteger a onça-pintada, uma espécie guarda-chuva, beneficia muitas outras espécies e o equilíbrio do ecossistema como um todo", afirmou Fusco. A bióloga Mariana Vasquez, gerente da reserva, ressaltou que esses registros raros aumentam o engajamento da comunidade na conservação ambiental.
A Reserva Natural Serra do Tombador, com 8.730 hectares, é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Embora não seja aberta ao público, a área é crucial para a pesquisa em conservação da biodiversidade. A reserva já registrou 437 espécies de plantas e 531 espécies de animais, desempenhando um papel importante na proteção dos recursos hídricos e na regulação do clima na região da Chapada dos Veadeiros.