A previsão meteorológica para os próximos dez dias aponta para chuvas mais intensas nos extremos do Brasil, especialmente nas regiões Sul e Norte, além do litoral nordestino. Os dados foram divulgados pela MetSul Meteorologia, que destaca a continuidade de um padrão climático instável em várias áreas do país.
No Sul, a previsão indica chuvas frequentes até o início de agosto, com áreas de baixa pressão contribuindo para a instabilidade. Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem registrar precipitações, com volumes significativos esperados no Rio Grande do Sul.
Na região Norte, apesar do período de estiagem conhecido como “verão amazônico”, a previsão é de instabilidade climática nos próximos dias, com chuvas atingindo principalmente os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Pará. O Tocantins, por sua vez, deverá permanecer seco.
Enquanto isso, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil continuam enfrentando um período seco, embora haja possibilidade de chuvas no início de agosto em partes do Mato Grosso do Sul, Oeste do Mato Grosso e Sul de Goiás. No Sudeste, a estiagem deve persistir até o fim de julho, com exceção de algumas áreas do litoral e interior de São Paulo, onde chuvas podem ocorrer. A MetSul alerta que as instabilidades típicas do inverno devem continuar ativas no Sul e se expandir para outras regiões no início do próximo mês.