O último fim de semana de julho será marcado por calor intenso e ar seco em grande parte do Brasil, segundo a previsão do tempo. Neste sábado (26), o tempo firme predominará no interior do Sudeste, Centro-Oeste e em boa parte do Nordeste, com temperaturas que podem chegar a 37°C em Cuiabá (MT) e 34°C em Campo Grande (MS) e Teresina (PI).
Capitais como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) também experimentarão um sábado ensolarado, com máximas de 27°C em São Paulo e Belo Horizonte, e 29°C no Rio. No entanto, a umidade do ar pode cair abaixo de 25% em regiões do Distrito Federal e interior da Bahia, exigindo atenção redobrada à hidratação e exposição ao sol.
No Sul do Brasil, uma área de instabilidade começará a afetar o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, trazendo chuvas fracas e temperaturas mais amenas, com máximas entre 20°C e 23°C. No domingo, o calor deve se intensificar em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, enquanto uma nova frente fria se aproxima, prevendo chuvas significativas no Sul, especialmente em Porto Alegre, onde podem ocorrer acumulados de até 70 mm.
A partir de segunda-feira (28), a frente fria avançará pelo Sudeste e Centro-Oeste, resultando em uma queda brusca nas temperaturas, com mínimas previstas de 11°C em São Paulo e 15°C em Campo Grande na terça-feira (29). O tempo instável também deve trazer chuvas e temperaturas mais baixas em diversas regiões do país, enquanto o risco de queimadas permanece alto no interior, especialmente no Norte do Brasil.