A cantora Preta Gil faleceu neste domingo (20) nos Estados Unidos, onde se tratava de um câncer colorretal. A artista, que havia sido diagnosticada com a doença em janeiro de 2023, estava em tratamento experimental e planejava retornar ao Brasil em uma UTI aérea, mas não resistiu à piora em seu estado de saúde. O desejo de voltar ao país foi uma solicitação da própria cantora, que estava cercada por amigos, incluindo a atriz Carolina Dieckmann, que prestou homenagem a ela no Dia dos Amigos.
O câncer de Preta Gil, que entrou em remissão no final de 2023, voltou a se manifestar em agosto de 2024, afetando quatro locais do corpo, incluindo linfonodos e um nódulo no ureter. A artista havia passado por uma cirurgia de 20 horas em dezembro do ano passado para a remoção de tumores. Desde então, sua luta contra a doença foi amplamente acompanhada por fãs e amigos.
O falecimento de Preta Gil deixa um legado de força e alegria, sendo lembrada por sua contribuição à música e à cultura brasileira. Artistas e admiradores têm prestado homenagens nas redes sociais, destacando sua luz e resiliência durante a batalha contra o câncer.