A cantora e apresentadora Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de complicações de um câncer de cólon, diagnosticado em janeiro de 2023. A artista, filha do renomado cantor Gilberto Gil, estava em tratamento nos Estados Unidos desde maio deste ano, onde buscava alternativas para combater a doença que se espalhou por quatro pontos, conforme anunciado em agosto.
Preta Gil deixa um legado de amor e música, além de seu filho Francisco e da neta Sol de Maria. O câncer de intestino, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o segundo mais frequente no aparelho digestivo e o terceiro que mais causa mortes no Brasil, com mais de 40 mil novos casos diagnosticados anualmente.
Os especialistas ressaltam a importância do diagnóstico precoce e a realização de exames de rastreamento, como a colonoscopia, a partir dos 45 anos, especialmente em pessoas com histórico familiar da doença. A falta de sintomas em estágios iniciais torna a detecção ainda mais desafiadora, reforçando a necessidade de atenção à saúde intestinal.