A cantora Preta Gil, de 50 anos, faleceu no último domingo, 20, em decorrência de um câncer que vinha tratando desde 2023. Mãe de Francisco Gil, seu único filho, a artista deixa um patrimônio que inclui bens digitais, royalties e direitos autorais, além de participações em empresas, como a Mynd, de marketing digital, da qual era sócia.
Francisco, de 30 anos, é o herdeiro direto e exclusivo da cantora, segundo a especialista em direito de família Mérces da Silva Nunes. A advogada Aline Avelar complementa que, como Preta não era casada e não tinha união estável reconhecida, seu filho tem direito à totalidade da herança, conforme o artigo 1829 do Código Civil brasileiro.
A neta de Preta, Sol de Maria, de 9 anos, não será herdeira direta, mas pode ter sido contemplada em um eventual testamento. O inventário da artista será realizado no cartório, facilitando a transferência de bens para Francisco. Contudo, a morte nos Estados Unidos pode trazer implicações tributárias, caso existam ativos no país, conforme especialistas em sucessões.