A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, anunciou nesta quinta-feira (17 de julho de 2025) que o presidente Donald Trump, de 79 anos, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica. A condição, que não é considerada grave, foi identificada após o presidente relatar sintomas como inchaço nas pernas.
A insuficiência venosa crônica ocorre quando as válvulas das veias não funcionam corretamente, resultando no acúmulo de sangue. Fatores como a idade aumentam o risco de desenvolvimento dessa condição, que pode causar inchaço, dores, cãibras e varizes.
Leavitt informou que Trump passou por uma série de exames médicos, que não revelaram problemas mais sérios, como trombose ou doenças arteriais. O médico do presidente, Sean Barbabella, confirmou que a insuficiência venosa é uma ocorrência comum em pacientes acima dos 70 anos, ressaltando que Trump mantém boa saúde e vigor físico.
Além disso, a porta-voz mencionou que o presidente apresentou recentemente uma vermelhidão nas mãos, atribuída ao excesso de apertos de mão e ao uso controlado de aspirina. A Casa Branca continua a monitorar a saúde do presidente com atenção.