O presidente do Federal Reserve de St. Louis, Alberto Musalem, participou de um evento promovido pelo OMFIF nesta quinta-feira (10) e afirmou que ainda é "muito cedo" para determinar se as tarifas terão um efeito temporário ou persistente na inflação americana. Musalem destacou que há riscos de alta na inflação, especialmente devido à política tarifária vigente.
Durante sua fala, o dirigente observou que as tarifas podem causar um impacto temporário, mas notou tendências positivas na inflação nos últimos três meses. Ele também mencionou que as expectativas de longo prazo estão bem ancoradas, embora a depreciação do dólar possa contribuir para um aumento nos preços.
Musalem acrescentou que os efeitos das tarifas poderão ser totalmente sentidos no final deste ano ou no início do próximo, e que a resolução das questões tarifárias pode levar até o próximo ano. Ele ainda defendeu que margens de lucro elevadas oferecem espaço para absorver os custos adicionais impostos pelas tarifas.
Por fim, o presidente do Fed de St. Louis descartou a possibilidade de estagflação nos Estados Unidos, afirmando que a inflação e o desemprego precisariam ser significativamente mais altos para caracterizar tal cenário.