As inscrições para a 31ª edição do Prêmio Jovem Cientista estão abertas até as 18h do dia 31 de julho. Com o tema "Resposta às Mudanças Climáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas", o concurso busca incentivar a pesquisa científica entre jovens talentos do Brasil.
Podem participar alunos do ensino médio, do ensino superior e aqueles que estão ou já concluíram mestrado ou doutorado. Os projetos devem ser submetidos no site oficial do prêmio, e os vencedores poderão ganhar laptops, bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e prêmios em dinheiro que variam de R$ 12 mil a R$ 40 mil.
Os participantes têm a oportunidade de apresentar projetos em 11 linhas de pesquisa, enquanto os alunos do ensino médio devem desenvolver trabalhos dentro de seis eixos específicos. Além das premiações individuais, o prêmio também reconhece um pesquisador de destaque na área temática da edição e instituições de ensino que se destacam na formação de alunos premiados.
O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Fundação Roberto Marinho e com o copatrocínio da Shell Brasil Petróleo Ltda.