A Prefeitura do Rio de Janeiro interditou preventivamente a Ciclovia da Avenida Niemeyer, que liga os bairros do Leblon e São Conrado, na manhã desta terça-feira (29). A medida foi tomada em resposta ao alerta de ressaca emitido pela Marinha na segunda-feira (28), que prevê ondas de até 3,5 metros no litoral fluminense, além de ventos com rajadas de até 70 km/h.
Na segunda-feira, um incidente na Praia de Itacoatiara, em Niterói, chamou a atenção para os perigos do mar agitado. Um grupo de 12 praticantes de canoa havaiana foi arrastado para o mar e precisou de resgate, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros e surfistas que estavam na região.
A Ciclovia Tim Maia, que havia sido reaberta em fevereiro deste ano após quase cinco anos de interdição, já enfrentou problemas estruturais desde sua inauguração, em 2014. O local foi fechado após dois desabamentos causados por ressacas em 2016 e 2019, resultando em mortes e na determinação judicial de fechamento. O trecho entre São Conrado e Leblon passou por obras e vistorias antes de receber autorização para reabertura, mas agora enfrenta nova interdição por questões de segurança.