A Prefeitura do Rio de Janeiro interditou a Ciclovia da Avenida Niemeyer, que liga os bairros do Leblon e São Conrado, na manhã desta terça-feira (29). A decisão foi tomada em razão de um alerta de ressaca emitido pela Marinha, que prevê ondas de até 3,5 metros no litoral fluminense, além de ventos fortes com rajadas de até 70 km/h.
O fechamento da ciclovia ocorre após um incidente na Praia de Itacoatiara, em Niterói, onde um grupo de 12 praticantes de canoa havaiana foi arrastado pelo vento para o mar, necessitando de resgate. As equipes do Corpo de Bombeiros, com o auxílio de surfistas, realizaram a operação de salvamento para trazer os remadores de volta à areia.
A Ciclovia Tim Maia, que havia sido reaberta em fevereiro deste ano após quase cinco anos de interdição, já enfrentou problemas estruturais desde sua inauguração, em 2014. O local foi fechado anteriormente devido a desabamentos causados por ressacas em 2016 e 2019, resultando em mortes e levando a Justiça Federal a determinar sua interdição. O trecho entre São Conrado e Leblon permaneceu fechado para obras de reforço estrutural até que vistorias recentes permitissem sua liberação.