A Prefeitura de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (24) que o projeto do futuro Parque do Bixiga, localizado na Bela Vista, será desenvolvido por meio de um concurso nacional de arquitetura. O edital para o certame deve ser lançado até o início de 2026. A área, que pertenceu ao Grupo Silvio Santos, foi adquirida pela administração municipal por R$ 65 milhões após anos de disputas judiciais envolvendo o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa.
O concurso será coordenado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que ficará responsável por organizar todas as etapas do processo. A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) destacou que a iniciativa visa garantir um desenvolvimento com alto padrão técnico e ampla participação da sociedade, com consultas públicas para ouvir as demandas da comunidade local.
Além de valorizar a arquitetura nacional, a proposta vencedora será premiada e contratada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) para elaborar o projeto executivo do parque. A criação do espaço verde foi oficializada com a sanção da Lei 18.157/2024, que integra a área ao sistema de parques da cidade.
Entretanto, a área onde o parque será construído poderá ser parcialmente utilizada como canteiro de obras da Linha 19-Celeste do Metrô, conforme informações divulgadas pela TV Globo. Cerca de mil metros quadrados do terreno poderão ser utilizados temporariamente para apoiar as obras, mas a área será devolvida após a conclusão das intervenções, conforme garantido pelo Metrô.