A Prefeitura de Salvador anunciou a abertura de 50 vagas para o programa 'Mulher no Volante', que visa facilitar a mudança da categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de B ou C para D, permitindo que mulheres se tornem motoristas profissionais de ônibus. As inscrições estão abertas e vão até o dia 4 de agosto. O programa, lançado em 2022, já conta com 10 mulheres atuando no BRT da cidade, sendo que cinco delas participaram da iniciativa anterior.
As interessadas devem atender a alguns critérios, como ter a categoria B há pelo menos dois anos ou a categoria C há um ano. Além disso, é necessário ser atendida em centros de referência para mulheres em situação de violência ou ter uma renda de até dois salários mínimos. As candidatas devem ter mais de 21 anos e residir em Salvador, além de não possuir penalidades graves nos últimos 12 meses.
Embora o programa também ofereça a possibilidade de obtenção da primeira CNH, neste momento as vagas disponíveis são exclusivamente para mudanças de categoria. A iniciativa é vista como uma oportunidade significativa para promover a inclusão das mulheres no mercado de trabalho como motoristas profissionais, contribuindo para a autonomia e empoderamento feminino na capital baiana.