A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), iniciou neste sábado (26) uma campanha de vacinação contra o sarampo na rodoviária da capital. A ação, que se estende até domingo (27), visa atualizar o cartão de vacinação de viajantes e profissionais que transitam pelo local, em resposta a um surto da doença identificado em Campos Lindos, a 500 km de Palmas.
O Ministério da Saúde confirmou nove casos de sarampo em Campos Lindos, todos relacionados a uma comunidade com baixa adesão à vacinação. Os pacientes estão sendo monitorados em casa, e 660 pessoas estão sob acompanhamento devido ao risco de contaminação. A campanha na rodoviária oferece a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, além de vacinas contra hepatite B e influenza.
A vacinação ocorre das 7h30 às 11h30 e das 16h às 20h, e para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação. A secretária municipal de saúde, Dhieine Caminski, destacou que a meta é alcançar 95% de cobertura vacinal, com a continuidade da ação em próximos finais de semana. O público-alvo são pessoas entre 12 meses e 59 anos, com orientações específicas sobre o esquema vacinal para crianças e adultos.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já havia registrado casos de sarampo em uma criança de 4 anos e uma profissional de saúde, além de outros quatro casos confirmados em adultos e adolescentes. O Ministério da Saúde alerta que pessoas com sintomas da doença devem procurar imediatamente os serviços de saúde.