A Prefeitura de Manaus anunciou que a primeira parcela do 13º salário dos servidores será paga nesta sexta-feira, 18 de agosto. O adiantamento, que injetará cerca de R$ 120 milhões na economia local, ocorre antes do fim de julho, em uma medida que visa estimular o comércio e o consumo na capital amazonense.
O prefeito em exercício, Renato Junior, fez o anúncio na quarta-feira, 16, ressaltando que a antecipação é resultado do equilíbrio nas contas públicas. "Neste ano conseguimos liberar o pagamento já na segunda quinzena do mês, diferente dos anos anteriores, quando só era pago no fim de julho", afirmou.
A primeira parcela corresponde a 50% do salário bruto dos servidores e não sofrerá descontos como INSS e Imposto de Renda. Embora a legislação permita o pagamento até novembro, a administração municipal optou por antecipar a liberação do benefício. O secretário de Administração, Célio Guedes, informou que as equipes de recursos humanos de todos os órgãos municipais participaram da preparação das folhas de pagamento, exceto Manaus Previdência e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que utilizam sistemas próprios.