A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já realizou mais de 32 mil atendimentos oftalmológicos em 2025, incluindo exames diagnósticos e consultas médicas. A iniciativa visa eliminar a fila de espera na capital e garantir acesso a cuidados especializados. No último sábado (19), o prefeito Sandro Mabel lançou o Mutirão de Oftalmologia, que disponibilizou 4,1 mil vagas para a população.
De janeiro a julho deste ano, a média foi de cerca de 150 atendimentos diários, com um aumento significativo nos meses de junho e julho, totalizando mais de 15 mil atendimentos. A ação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Goiânia e instituições como a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), o Hospital de Olhos Vila Nova e o Instituto de Olhos de Goiânia.
A gestão municipal tem como meta eliminar a demanda reprimida por meio de ações contínuas, incluindo cinco edições do Mutirão de Oftalmologia. Os atendimentos seguem critérios de regulação municipal, priorizando pacientes que estão há mais tempo na fila. Durante as consultas, os pacientes podem receber receitas para óculos ou encaminhamentos para cirurgias, como ocorreu com o pequeno Davi, que será submetido a uma cirurgia de reconstrução de crânio após avaliação oftalmológica.
Sandra Alves dos Santos, mãe de Davi, expressou sua satisfação com a agilidade do atendimento: "A consulta saiu em menos de 15 dias, isso foi super importante para gente. A consulta foi boa, ótima, estamos muito felizes". A Prefeitura de Goiânia reafirma seu compromisso em garantir acesso à saúde ocular para todos os cidadãos.