A Prefeitura de Goiânia iniciou uma operação de limpeza das bocas de lobo na capital, priorizando as principais avenidas da região central e áreas com histórico de alagamentos. A ação visa prevenir transtornos durante o período chuvoso, que se aproxima.
Para otimizar os serviços, equipes responsáveis pela manutenção viária foram temporariamente designadas para auxiliar na limpeza da rede de drenagem. Atualmente, sete equipes continuam com os serviços regulares de tapa-buraco, enquanto outras oito estão focadas na desobstrução das bocas de lobo, atendendo a uma demanda acumulada.
Vinícius Tadeu Boldrin de Mello, diretor de Execução de Obras da Seinfra, ressaltou a importância da colaboração da população, pedindo que os cidadãos evitem descartar lixo e folhas nas ruas, o que pode obstruir a rede de drenagem. Os trabalhos estão concentrados em áreas críticas, como a Marginal Botafogo e bairros propensos a alagamentos, com o objetivo de melhorar o escoamento da água da chuva.
Nos primeiros seis meses de 2023, a Seinfra já limpou quase 20 mil bocas de lobo e tapou mais de 202 mil buracos nas vias públicas. A população pode solicitar serviços de limpeza ou tapa-buraco pelo aplicativo Prefeitura 24h.