O prefeito Sandro Mabel inaugurou nesta quarta-feira (23/7) um novo servidor central, dando início a uma fase de transformação digital na capital goiana. O investimento de R$4 milhões resultou na substituição do antigo mainframe por um IBM Z15, que promete aumentar a capacidade de processamento e a segurança dos sistemas da Prefeitura de Goiânia.
De acordo com a Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital (SIT), essa troca é parte de um programa mais amplo de modernização, que prevê investimentos totais de R$150 milhões nos próximos anos. A nova infraestrutura já está em operação, melhorando a eficiência interna da Prefeitura e proporcionando um ambiente mais seguro e confiável para cidadãos e empresas que utilizam os serviços públicos.
O secretário Fábio Cristino destacou que o novo servidor possui quatro vezes mais capacidade que o anterior e já está operando em 90% de sua capacidade total. Com essa modernização, rotinas que antes levavam até dois dias para serem concluídas agora são finalizadas em menos de uma hora. A meta é digitalizar todos os serviços da Prefeitura, permitindo que os cidadãos realizem tarefas online, como solicitações de alvarás e documentos.
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Sucenna Hummel, elogiou a iniciativa, afirmando que a modernização tecnológica facilitará a relação entre empresas e o poder público, beneficiando todo o setor produtivo. Com essa mudança, Goiânia avança em direção a um ambiente de negócios mais eficiente e funcional.