A Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), anunciou nesta quarta-feira (9) a implementação de um novo modelo para a limpeza de lotes baldios, visando aumentar a agilidade no processo. A medida, que entra em vigor neste mês de julho, faz parte de uma série de ações da administração municipal para promover uma cidade mais limpa e organizada.
O novo sistema integra o monitoramento dos lotes baldios ao cadastro do Imposto Territorial Urbano (ITU). Assim que um terreno é registrado, o proprietário é notificado e tem um prazo de até oito dias para realizar a limpeza. Se o lote continuar com mato alto ou resíduos, a fiscalização intervém e, se necessário, aciona a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) para realizar a limpeza, cujos custos serão posteriormente cobrados via ITU.
O secretário municipal de Eficiência, Fernando Pertenella, destacou a importância da iniciativa, afirmando que "estamos transformando Goiânia em uma cidade limpa" e ressaltou o incentivo aos proprietários para que mantenham seus terrenos em boas condições. A ação visa não apenas a estética urbana, mas também a saúde pública e a preservação do meio ambiente.