As inscrições para as oficinas de grafitagem do programa "Colorindo a Cidade" da Prefeitura de Belém estão abertas até o dia 10 de julho. A iniciativa visa promover a arte urbana e valorizar o grafite como forma de expressão cultural na capital paraense. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente online por meio de um formulário eletrônico.
O programa foi anunciado pelo prefeito Igor Normando, que destacou a importância da capacitação artística e do fornecimento de materiais para os participantes. "Vamos disponibilizar aprendizado, material e vários murais públicos para que os artistas possam fazer a sua arte com segurança e dignidade", afirmou o gestor. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas, divididas em três turmas, com aulas teóricas e práticas realizadas das 18h às 22h em escolas municipais.
As aulas ocorrerão em três locais diferentes: a primeira turma será na EMEF Solerno Moreira, de 14 a 18 de julho; a segunda na EMEF Honorato Filgueiras, de 21 a 25 de julho; e a terceira na EMEF Josino Viana, de 28 de julho a 1º de agosto. Para participar, é necessário ter pelo menos 12 anos, e menores de 18 anos devem apresentar um termo de autorização assinado pelos responsáveis legais.
A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec) e de Cultura e Turismo (Semcult), que fornecerão todo o material necessário para as oficinas. Com essa ação, a Prefeitura de Belém busca utilizar a arte urbana como uma ferramenta de inclusão social e valorização cultural, ampliando as oportunidades de expressão para os jovens da cidade.