O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou um decreto nesta terça-feira (22) que institui o "Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil" no centro da cidade. O trajeto do circuito terá início na Rua 1º de Março, entre a Rua do Rosário e a Rua do Ouvidor, seguindo até a Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da Rua Araújo Porto Alegre.
Os blocos que poderão participar do circuito são aqueles previamente autorizados, conforme o planejamento anual da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) e da Secretaria Municipal de Cultura. O decreto ressalta a importância de Preta Gil na revitalização do carnaval de rua na região, destacando seu papel na transformação do espaço em um "espaço urbano de cidadania cultural".
O Bloco da Preta, fundado em 2009, é reconhecido como uma das principais manifestações do carnaval carioca, atraindo milhões de foliões para as ruas do centro do Rio. A criação do circuito ocorre em um momento de luto, já que a artista faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, devido a complicações de câncer no intestino. O velório de Preta Gil será realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (25).