O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, anunciou a anulação de multas administrativas aplicadas a mototaxistas durante uma reunião realizada na quinta-feira (17) no Palácio da Cidade. A decisão foi comunicada à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), que deverá suspender as autuações referentes ao atraso no pagamento da taxa de renovação prevista para 2025.
Na ocasião, Mendes ouviu as reivindicações da categoria, que solicitou a prorrogação do prazo de validade das motocicletas utilizadas pelos mototaxistas, conforme o decreto nº 28.089, que já havia ampliado esse período em cinco anos. Atualmente, existem cerca de 2.300 motocicletas cadastradas com alvará de mototáxi na cidade.
A Strans havia iniciado o agendamento para a renovação de alvarás em 9 de junho, mas muitos mototaxistas não conseguiram realizar o pagamento a tempo e foram multados. O prefeito destacou que, em resposta às solicitações, pediu à Strans a suspensão das penalidades. Embora a lei permaneça em vigor, as mudanças relacionadas ao decreto nº 28.089 entrarão em vigor apenas em janeiro de 2026.
O g1 Piauí tentou contato com o sindicato dos mototaxistas para obter mais informações, mas não obteve retorno até o momento. O espaço permanece aberto para manifestações da categoria.