O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, sancionou nesta quarta-feira, 30, o projeto de lei nº 92/2025, que regulamenta o horário de funcionamento das distribuidoras de bebidas na capital. A nova legislação permite que esses estabelecimentos operem das 5h às 23h59, sendo que após a meia-noite, o atendimento deverá ser realizado exclusivamente por delivery. Os comerciantes terão um prazo de 90 dias para se adequar às novas normas.
A proposta, aprovada pela Câmara Municipal, foi elaborada pelo vereador Sargento Novandir (MDB) e tem como objetivo principal a redução dos índices de criminalidade em áreas próximas às distribuidoras. Segundo a prefeitura, a medida não irá restringir a atividade econômica, mas visa aumentar a segurança pública na cidade.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), 44% dos homicídios em Goiânia ocorrem nas proximidades dessas distribuidoras, o que motivou a criação da lei. O descumprimento das novas regras poderá resultar em penalidades, incluindo multas, conforme o Executivo municipal se comprometeu a fiscalizar após o período de adaptação.