Os contratos futuros do petróleo Brent e WTI fecharam em queda nesta quarta-feira (5), em um dia de feriado nos Estados Unidos. O petróleo Brent para setembro registrou uma queda de 0,73%, cotado a US$ 68,30 o barril, enquanto o WTI para agosto recuou 0,75%, a US$ 66,50, por volta das 14h33 (horário de Brasília). As incertezas sobre as negociações tarifárias do governo americano e a expectativa de um aumento significativo na oferta pela Opep+ pressionam os preços da commodity.
A pausa de 90 dias na implementação de tarifas mais altas nos EUA termina em 9 de julho, e ainda há negociações pendentes com grandes parceiros comerciais, como a União Europeia e o Japão. A falta de acordos comerciais levanta preocupações sobre o impacto econômico e a demanda por combustível. Apesar da recente alta nos preços do petróleo, que acumulou ganhos de 3,27% para o Brent e 2,20% para o WTI nesta semana, a situação permanece volátil.
A Opep+ se prepara para uma reunião no próximo domingo (6), onde oito membros-chave devem aprovar um aumento de produção de 411.000 barris por dia para agosto, o que poderia resultar em um excesso de oferta no mercado. Além disso, os traders estão atentos às negociações nucleares entre EUA e Irã, com a retomada das discussões prevista para a próxima semana em Oslo. O Irã reafirmou seu compromisso com o Tratado de Não Proliferação Nuclear, mesmo após a suspensão da cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).