Os preços ao produtor nos Estados Unidos não apresentaram variação em junho, conforme reportado pelo Departamento do Trabalho nesta quarta-feira. O índice de preços ao produtor para a demanda final manteve-se inalterado, após um ajuste para cima de 0,3% em maio. Economistas esperavam um aumento de 0,2%, após um avanço de 0,1% no mês anterior.
No acumulado de 12 meses até junho, os preços ao produtor subiram 2,3%, uma desaceleração em relação ao aumento de 2,7% registrado em maio. Dados divulgados anteriormente indicaram que a inflação ao consumidor acelerou em junho, impulsionada por aumentos nos preços de bens afetados por tarifas, como móveis e eletrodomésticos.
Economistas sugerem que a alta da inflação pode ser um reflexo das tarifas de importação implementadas em abril. O presidente Donald Trump anunciou recentemente que tarifas mais altas entrarão em vigor em 1º de agosto, afetando importações de países como México, Japão, Canadá e Brasil, além da União Europeia. O Federal Reserve deve manter sua taxa de juros de referência entre 4,25% e 4,50% na próxima reunião de política monetária.