O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) se encerra hoje, às 23h59. Os candidatos interessados em se isentar da taxa de R$ 70 devem atender a critérios específicos, como estar registrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou ser doadores de medula óssea em instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Além disso, podem solicitar a isenção aqueles que foram ou são beneficiários do Programa Universidade para Todos (Prouni) e os que tiveram o curso superior financiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A solicitação deve ser feita online, através do sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), utilizando o login do portal Gov.br, acompanhado da documentação que comprove a elegibilidade.
A FGV será responsável pela análise dos pedidos, com resultados preliminares previstos para serem divulgados na próxima quinta-feira (10). Caso a isenção seja negada, os candidatos poderão recorrer entre os dias 11 e 14 de julho, com o resultado final dos recursos sendo publicado em 18 de julho. Aqueles que tiverem seus pedidos indeferidos deverão pagar a taxa até o dia 21 de julho.
A segunda edição do CPNU oferece 3.652 vagas em 32 diferentes órgãos, com provas agendadas para dois dias distintos. A validade do concurso será de 12 meses, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.