O prazo para que os órgãos de administração prisional e socioeducativa dos estados indiquem as unidades que aplicarão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) em 2025 termina nesta sexta-feira, 4 de outubro. Além das unidades, os órgãos devem designar um responsável pedagógico para cada local. O Encceja oferece uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada obterem a certificação do ensino fundamental e médio.
De acordo com o edital do Inep, as indicações devem ser formalizadas por ofício enviado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela logística do exame. O responsável pedagógico deve ser um funcionário do órgão de administração prisional ou da unidade socioeducativa. A adesão deve ser enviada para o e-mail indicado, com o assunto "Adesão Encceja Nacional PPL 2025".
As inscrições dos participantes, que são voluntários, devem ser feitas pelo responsável pedagógico até 11 de julho, às 23h59. O Inep aplicará as provas nos dias 23 e 24 de setembro, em dois turnos, com questões objetivas e uma redação. O exame é uma ferramenta essencial para a inclusão educacional de pessoas privadas de liberdade, permitindo que elas tenham acesso à certificação educacional.