Entre janeiro e julho de 2023, a prática do 'grau' no Piauí resultou em 106 boletins de ocorrência e 39 pessoas foram levadas à delegacia, conforme dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI). Considerada uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, essa prática é foco da Operação Rolezinho, que visa coibir ações que colocam em risco a saúde dos praticantes e da população.
O delegado Matheus Zanatta, responsável pela operação, informou que os infratores estão sendo identificados e submetidos a medidas cautelares, como uso de tornozeleiras eletrônicas e restrições de circulação. "Essas ações visam garantir a segurança pública e reduzir os acidentes relacionados", afirmou Zanatta.
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou 3.556 atendimentos a motociclistas vítimas de acidentes nos primeiros meses do ano. A médica ortopedista Ayrana Soares alertou sobre os danos graves que esses acidentes podem causar, incluindo fraturas severas e internações prolongadas.
Moradores da Zona Leste de Teresina relataram incômodos causados pelo barulho e riscos associados à prática do 'grau', com adolescentes se reunindo em ruas propícias para a atividade. A Operação Rolezinho, que teve sua fase mais recente em julho, mira também influenciadores que promovem essa prática nas redes sociais.